Após uma agente da guarda municipal ser atingida no rosto por um tiro de bala de borracha nesta quinta-feira (15) no Centro de Belo Horizonte, a categoria fez uma manifestação na Praça Sete em solidariedade à colega baleada.
A confusão aconteceu na frente da rodoviária. Segundo testemunhas, a mulher e um outro guarda municipal tentavam impedir que um homem aliciasse passageiros para o transporte clandestino. Como ele se negou a parar, o guarda municipal disparou uma arma de choque.
“Ele deu um soco no guarda e empurrou. Ai o guarda chegou e disparou a arma de choque contra ele. A princípio seria uma agressão contra o guarda. Demos a voz de prisão normalmente, ai assim ele se identificou como polícia verbalmente, não apresentou nenhuma documentação nem nada”, contou o guarda municipal Maicon Santos.
A PM foi chamada, e várias viaturas chegaram ao local. Depois disso, que um PM atingiu a agente com a bala de borracha.
A Guarda Municipal informou que o caso é investigado pela corregedoria da corporação. O tenente-coronel Gerdir Rocha, da PM, afirmou que o caso será apurado e que os responsáveis serão punidos. Rocha confirmou que o tiro saiu da arma de um cabo detido.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindbel), um outro guarda municipal envolvido na confusão foi detido pela PM. Segundo o presidente da entidade, Israel Orimar, o protesto realizado na Praça Sete, além de ser em repúdio a agressão contra os agentes, cobrava respeito com a Guarda Municipal e o com o papel que ela tem na cidade.
O homem que estaria aliciando passageiros – identificado como sargento reformado – e o cabo que atirou contra a guarda foram detidos. A agente ferida foi levada para o hospital e passava por uma avaliação no início da noite.
Às 19h35, a BHTrans informou que o trânsito na Praça Sete havia sido liberado e a manifestação seguia na Avenida Afonso Pena, sentido Mangabeiras. Às 21h, o trânsito já estava totalmente liberado na Afonso Pena.
Fonte: G1 portal de noticias globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário