quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mesmo com a Arrecadação de 799 milhões de reais em multas de trânsito CET pede doações


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse na manhã dessa quinta-feira (11) ter ficado surpreso com a publicação no Diário Oficial de pedido de doações de equipamentos e móveis para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e para a SPTrans.
“Eu achei engraçado e liguei para o secretário para entender. Aquilo ali é uma recomendação da Procuradoria para receber doações que são muito comuns, segundo ele. E como você não pode receber doações sem dar transparência, ele resolveu publicar no Diário Oficial”, disse Haddad.
De acordo com o prefeito, muitas vezes as doações são feitas pela iniciativa privada e é preciso dar transparência a essas ações para não parecer uma troca de favores. A  publicação do pedido de doações ocorreu em 29 de março.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou ao SPTV que ouviu pedidos para aquisição de equipamentos para trabalhar. “Eu pedi para fazer esse levantamento. Então ao invés de gastar dinheiro para isso, já que a nossa prioridade é a modernização semafórica e o investimento em transporte público, eu publiquei no Diário Oficial para dar transparência, para que todos aqueles que quiserem doar esses equipamentos possam fazer de forma transparente”, declarou.

A situação é considerada pior na CET, que possui móveis em situação precária e obsoletos e salas com má ventilação. A lista de pedidos inclui 45 telefones, 85 impressoras, 32 lixeiras, 9 microondas, 69 notebooks, 17 TVs e 139 ventiladores. O objetivo é arrecadar equipamentos novos ou seminovos, mas que tenham boas condições de uso.
Segundo nota divulgada pela CET, a secretaria fez um levantamento no início do ano e pediu que todas as áreas da CET, da SPTrans e da própria secretaria Municipal de Transportes (SMT) elencassem os bens e insumos em situação precária.
“O Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET) chegou à conclusão que necessita de mais de mil cadeiras para colocar em salas de aula. Há muitas que estão quebradas ou mesmo em condições precárias de uso”, afirma a nota.
Segundo a CET, a Secretaria de Transportes encontrou “uma realidade sucateada”. Porém, o pedido de doações não significa que não haverá investimento na infraestrutura. A Prefeitura de São Paulo já anunciou um investimento de R$ 100 milhões para revitalização do sistema semafórico da cidade.
Em 2012, houve uma arrecadação de R$ 799 milhões em multas. No entanto, o Código Brasileiro de Trânsito proíbe que se use esse dinheiro em infraestrutura. O montante arrecadado deve ser investido na melhoria do próprio tráfego, como sinalização, treinamento dos agentes, programas de educação no trânsito ou renovação da frota da CET.
Fonte: g1 portal de notícias Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário