sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Carnaval de Olinda terá 190 atrações distribuídas em onze polos, 64 agentes de trânsito e 250 auxiliares nas ruas



Alceu Valença, Fafá de Belém, Orquestra Contemporânea de Olinda, Siba e Quinteto Violado estão entre as atrações do carnaval de Olinda, que teve parte de sua programação anunciada em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (31), na sede da Prefeitura. Serão 190 atrações espalhadas por 11 polos, além dos tradicionais blocos percorrendo as ladeiras da Cidade Alta.
A cidade homenageia, nesse ano, o multiartista Tiago Amorim, mais conhecido como ceramista. Nascido em 1943, em Limoeiro, e criado em Olinda, desenvolve trabalhos de inclusão da comunidade através da arte. "É uma homenagem a toda a cidade de Olinda, somos um conujnto. É reconhecer todos os tantos artistas que existem nessa cidade que respira cultura", afirma Amorim.

Completando 50 anos de carreira, os compositores Getulio Cavalcanti e J. Michiles recebem o reconhecimento da Prefeitura pela defesa da cultura e trabalhos, assim como o Maracatu Leão Coroado. "Sou empresário de informática o ano todo, mas a música está em mim, é muito emocionante receber esse reconhecimento", afirma Cavalcanti. "Completo 70 anos nesse ano, junto com o frevo ser considerado patrimônio, é um presente e tanto. É sempre gratificante ser reconhecido assim, ainda mais em Olinda, que é o meu reduto", diz Michiles.
Mestre do Maracatu Leão Coroado, Afonso Gomes de Aguiar Filho, se sentiu feliz ao ver os 150 anos do grupo sendo reconhecidos pela cidade. "Espero que lembrem de todos os maracatus. Eles são patrimônio do nosso estado, mas precisam ser olhados com mais atenção", acredita o mestre.

"É difiícil escolher a cada ano um homenageado, ainda bem que tem carnaval todo ano. Olinda é riquíssima em cultura. No ano que vem, esperamos fazer uma grande homenagem a Bajado. Mais do que homenagear, queremos colocar a obra dele na cenografia de carnaval", afirma o prefeito, Renildo Calheiros.
O palco do Fortim do Queijo, no Carmo, vai receber a abertura do carnaval na quinta-feira (7), às 18h40. O compositor J. Michiles é quem abre, prometendo trazer sucessos da carreira como 'Diabo Louro' e a nova 'Cuecão do Mensalão'. Logo em seguida, quem sobe ao palco é Alceu Valença e a Orquestra Contemporânea de Olinda fecha a primeira noite oficial do carnaval olindense.
Blocos
Também no Sábado de Zé Pereira (9), o 'Eu Acho é Pouco', saí às 17h do Pátio do Mosteiro de São Bento para o seu tradicional desfile colorindo a cidade de amarelo e vermelho. No mesmo horário, o John Travalta se concentra no Clube Vassourinhas, no Largo do Amparo. À meia-noite, para fechar o sábado, o Homem da Meia-noite sai da Estrada do Bonsucesso.
O domingo (10) tem o sambão do Patusco, a partir das 10h, na Rua do Amparo, enquanto às 17h30, o Clube Carnavalesco Elefante de Olinda sai da Rua do Guadalupe.  Na segunda (11), a criançada tem o 'Eu Acho é Pouquinho', que se concentra na Praça Laura Nigro às 8h30, e às 9h o Patusquinho, na Rua do Amparo. Também pela manhã, acontece a Apoteose dos Bonecos Gigantes, com mais de 50 bonecos. O Encontro de Maracatus de Baque Solto acontece a partir das 10h, na cidade Tabajara e, às 16h, começa a concentração da Pitombeira dos Quatro Cantos, na Praça 12 de Março. Na Terça Gorda, para quem tiver pique, às 11h acontece o desfile com cerca de 100 tradicionais Bonecos Gigantes, saindo do Largo do Guadalupe.

Fiscalização
Fora a fiscalização pré-carnaval, uma equipe vai acompanhar as festas realizadas por produtores, a fim de evitar imprevistos que prejudiquem a folia. Os monumentos históricos, como as igrejas e mosteiros, já estão protegidos para evitar depredações. Os ficais vão estar atentos para a utilização de caixas de som, para evitar a formação de focos não-oficiais, que atrapalham o desfile dos blocos. As denúncias podem ser feitas de 8h às 22h pelos telefones (81) 3429.0169 e 3439.3081. Se comprovada a infração, o proprietário será notificado e, se houver reincidência, recebe uma multa e tem o equipamento apreendido.
O Memorial Arcoverde vai funcionar como estacionamento oficial. O espaço vai funcionar de 7h às 22h e o valor é fixo, R$ 12, incluindo a passagem de ida e volta no microônibus que leva o folião até a Praça do Jacaré. Os bloqueios de trânsito também são ampliados para a folia, que vai contar com 64 agentes de trânsito, mais 250 auxiliares, para orientar os motoristas. Os bloqueios fixos ficam na Rua Frei Afonso Maria (Amaro Branco), Bartolomeu Dias (Guadalupe), José Ramalho, Guadalupe, Bica dos Quatro Cantos, Coronel João Beltrão, Maria Teresa Beltrão, Boa Hora e Dom Pedro Roeser, além das Travessas 15 de Novembro e Joaquim Nabuco. Os bloqueios móveis ficam na Avenida Olinda, na altura do Memorial Arcoverde, Avenida Eslebon de Castro, Estrada do Bonsucesso, Rua 15 de Novembo e Rua 10 de Novembro.
Os táxis do Recife ficam liberados para circular na cidade a partir das 18h da sexta (8), até as 12h da quarta (13). Os pontos oficiais de táxi ficam no Mercado Eufrásio Barbosa, Atacadão (PE-15), Extra (Praça 12 de Março) e Praça do Carmo. "Muita gente que não conhece direito o carnaval de Olinda vem de carro, mas não vai ter onde colocar o carro. Peço às pessoas que venham de táxi, é o melhor para todos", defende o prefeito, Renildo Calheiros.
Serviços
Os pontos de maior folia da Cidade Alta vão contar com reforço na iluminação nesse ano, assim como os sanitários. "Só na PE-15, estamos colocando 24 refletores em todo aquele trecho com problema de iluminação. É um ponto importante para a dispersão do carnaval", explica Calheiros.
Serão 282 cabines sanitárias e 900 profissionais responsáveis pela limpeza da cidade durante a folia. "É sempre um esforço enorme colocar esses banheiros químicos. É necessário que as pessoas utilizem os banheiros, não adianta apenas eles estarem lá", afirma o prefeito, lembrando que todos os dias a cidade será limpa.
A Prefeitura também vai acompanhar de perto os ambulantes. Para a folia, foram cadastrados, até a terça-feira (29), 508 ambulantes. Ficais da Secretaria de Controle Urbano vão acompanhar de perto esse trabalho, para que as garrafas de vidro sejam trocadas por vasilhames de plástico, inclusive dos foliões.
Fonte: G1 portal de notícias globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário