quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ação da Prefeitura de Jaboatão, PE, retira comerciantes de calçadas


Comerciantes foram retirados da Avenida Barão de Lucena, Beco da Colônia e entorno do Binário de Jaboatão. (Foto: Prefeitura de Jaboatão)
Duzentos e cinquenta e seis comerciantes que ocupavam as calçadas da Avenida Barão de Lucena, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, foram orientados pela Secretaria Executiva de Administração da cidade a não ocupar seus lugares na via a partir da manhã desta quarta-feira (24). A ação fez parte de uma operação da Secretaria para recuperar a mobilidade urbana da via para pedestres e veículos.
A operação se deu de forma pacífica, com início por volta das 6h da manhã. De acordo com a Secretaria, os ambulantes já haviam sido notificados da ação e concordaram em sair. Cerca de 60 fiscais, entre policiais militares, agentes de trânsito e de mobilidade da cidade e representantes das secretarias de Administração Regional, Saúde (Vigilância Sanitária) e Direitos Humanos abordaram os comerciantes antes mesmo de eles chegarem ao local. O secretário-executivo de Administração e coordenador da operação, George Ribeiro, conta que os fiscais chegaram cedo ao local. “Nós nos antecipamos e impedimos que eles se estabelecessem hoje pela manhã”, conta George.
Ainda segundo ele, os mesmos comerciantes têm um local fixo dentro do Mercado Público de Jaboatão Centro. “Abordamos 256 ambulantes e descobrimos que 90% deles já tem seu espaço garantido dentro do mercado. Eles utilizavam as praças públicas e calçadas como se estivessem abrindo uma filial do espaço que eles já têm do lado de dentro. Até eles admitem que, se não tiver comércio fora do mercado, os clientes vão ter que entrar”, explica o secretário-executivo.
Aos comerciantes que não tinham seus espaços definidos dentro da feira, o secretário orienta que procurem a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município para receber orientações sobre cursos gratuitos de capacitação oferecidos pela Prefeitura.
Outras localidades da cidade também vão receber a mesma operação de reordenamento, mas as datas e próximos bairros ainda não foram definidos. “Estamos simplesmente devolvendo o espaço à população, aos pedestres, ao trânsito e ao lazer”, conclui o secretário-executivo. Fiscais vão continuar no local para reforçar a vistoria durante toda esta semana. A partir da próxima segunda-feira (29), a fiscalização vai se tornar permanente em todos os locais abordados.
Fonte: G1 portal de notícias globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário